Design Thinking insideout: O alcance da inovação para qualquer negócio

por Felipe Siqueira*

A dinâmica das mudanças no mundo impacta diretamente a sobrevivência e competitividade das organizações, que dia após dia, precisam inserir no mercado produtos e serviços criativos e inovadores. A mudança é uma das principais características do mundo contemporâneo, é a chave da inovação e consiste em promover movimentos graduais no ambiente, nos produtos, serviços, processos e pessoas. Mudar não é mais uma opção, é uma exigência acerca da existência.

Num cenário globalizado e de tecnologia exponencial, sem limites para a interação, novos desafios e possibilidades geram espaço para inovação. Promover inovação é um desafio, cujo cerne está em desenvolver novas formas de entregar as melhores experiências, que atendam aos desejos dos consumidores e usuários de produtos e serviços. Para tanto, as organizações consideradas bem sucedidas são as que geram de forma consistente novos conhecimentos, sendo estes fomentados e incorporados de forma ágil.

Inovar reúne etapas que guiam atividades desde a geração de ideias para criar ou aprimorar coisas existentes, até a execução de solução problemas. Para que os processos de inovação sejam possíveis, eles precisam ser estruturados. Em meio a diversas abordagens, a do design thinking permite que isso aconteça por meio da tangibilização dos pensamentos e processos através da criatividade, hoje, considerada a competência do futuro, sendo fundamental para a geração da inovação.

O design thinking foi popularizado como um motor de inovação, sendo considerado uma abordagem, que se refere à maneira de pensar do designer, utilizando o raciocínio abdutivo, para desafiar padrões e repensar contextos em busca de novas ideias através de técnicas e ferramentas próprias ou de outras disciplinas.

O conceito do design thinking é baseado na adaptação e criatividade e já foi usado por inúmeras empresas que provaram sua eficácia através de resultados inovadores. Os procedimentos do design thinking consistem nas etapas de imersão para compreensão original da demanda, podendo ser dividida em preliminar, quando há um primeiro contato com o desafio, ou e em profundidade, quando se inicia o levantamento das necessidades e oportunidades que irão nortear a geração de soluções na etapa adiante (denominada de ideação). Nessa segunda etapa, acontece a divergência, quando as ideias são impressas e apresentadas sem nenhum julgamento. É o momento efetivo de expressar as ideias “fora da caixa”, objetivando responder o desafio. Na etapa seguinte trabalha-se a prototipagem para validar as ideias geradas, cujo momento contempla refinar, adequar a proposta de acordo com o desejo dos usuários, tecnologia e budget, gerando uma proposta exequível para ser testada num processo contínuo de melhoria, até que ele se transforme em uma verdadeira solução potencial, porém, sem deixar de retomar esse ciclo.

Novos mercados, novas tecnologias e sistemas de comunicação, novos modelos de gestão, novos produtos e serviços, novas demandas advindas das pessoas, surgem diariamente, em alta velocidade. Essas transformações reivindicam novos modelos de gerenciamentos integrados à agilidade. Por isso o Design Thinking tornou-se uma fonte de vantagem competitiva e diferenciação para as organizações, sendo de fato absorvido e replicado através da interação entre pessoas e ambientes.

Nota Sistran

“Na Sistran, o Design Thinking é um dos frameworks que compõem nossa metodologia interna. É amplamente utilizado no desenvolvimento de novos produtos e serviços, pois ajuda a testar uma ideia em pequena escala ou ainda a mapear uma solução de negócio ajudando a repensar um ciclo de vida de um processo ou produto facilitando sua implementação”, afirma Alencar Marabiza, diretor Comercial e Marketing da Sistran. “O DT trabalha em conjunto com o Scrum para o delivery de soluções em negócios que, por sua vez, é complementado pelo Lean para melhoria contínua, e tudo é gerenciado através de nosso sistema de Gestão da Qualidade, baseado na ISO 9001:2015”, completa.

(*) Felipe Siqueira, parceiro da Sistran, é gestor de Projetos na Cia Makers – Escola e Consultoria de Inovação –, Psicólogo, Mestre e Docente em Administração/ Inovação para Organizações e especialista em Design Thinking. Atua como mentor do Programa de Startups do SEBRAE-SP, com inúmeros cases de movimentos de transformação em empresas nacionais e multinacionais. Design Thinker, especialista em metodologias Inov-ativas, Agile Coach, Storytelling, certificado em Tecnologia, Design Thinking e Criatividade pela Perestroika – Escola de Atividades Criativas, Coaching pela Internacional Coach Federation – ICI, habilitado para Avaliação Comportamental pela Sociedade Latino Americana de Coaching e Certificado em Estratégia de Qualidade de Vida pela FIA USP.


30 de abril de 2019 | Atualizado dia 30 de abril de 2019


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